Segundo maior grupo de beleza da América Latina, a Belcorp,
faz os ajustes finais para estartar a sua operação brasileira
Foram anos de idas e vindas e muitas expectativas. Mas, ao
que tudo indica, dessa vez é pra valer. A companhia peruana Belcorp, deve
finalmente, iniciar a sua operação no Brasil. E o frenesi em torno do potencial
da empresa tem uma justificativa muito simples. A Belcorp, que opera as marcas
L´Bel, Esika e Cy.Zone, é a segunda maior empresa de cosméticos da América
Latina, com vendas estimadas em US$ 1.4 bilhão no ano de 2009 e presença em
praticamente todos os mercados do continente – incluindo uma operação nos
Estados Unidos.
Comandada pelo empresário Eduardo Belmont e com mais de 40
anos de experiência no mercado, a empresa (que nasceu de uma cisão da Yanbal –
empresa original da família Belmont e hoje proprieda do irmão de Eduardo,
Fernando Belmont), a Belcorp emprega mais de oito mil funcionários e mantém uma
rede com mais de 800 mil consultoras espalhadas por 15 países do continente
americano
A última grande fronteira a ser conquistada na região é o
Brasil. E é na introdução das marcas em terras tupiniquins que a empresa está
concentrando seus esforços neste momento. Nessa entrevista para revista
Atualidade Cosmética, Luis Salcedo, Chief Finacial Officer da Belcorp fala mais
sobre os resultados da companhia em 2010 e a preparação para a estreia da
empresa no Brasil.
Como foi 2010 para a Belcorp?
Tivemos um ano muito satisfatório, com crescimento de 18%
nas vendas. É esse crescimento forte que vem suportando a expansão da companhia
ao longo de sua história.
Quais foram os mercados de maior destaque?
Para a Belcorp, os mercados com melhor performance em 2010
foram Colômbia, Peru, Equador e México.
Já faz alguns anos que existe uma expectativa muito grande
sobre uma eventual chegada da Belcorp ao Brasil. Ela deve se concretizar em
2011?
Estamos trabalhando intensamente para acelerar nossa entrada
no mercado brasileiro em 2011, mas ainda não temos uma data exata. No entanto,
posso confirmar que em 2012 estaremos operando no Brasil.
Com qual marca a empresa deve fazer a sua estreia no Brasil?
Isso ainda não foi decidido. Tradicionalmente, entramos em
novos mercados com a marca L´Bel, mas, no caso do Brasil, estamos avaliando
diferentes cenários e possibilidades.
A Belcorp já estruturou o comando da sua operação
brasileira?
Já existe um time trabalhando intensamente para garantir que
a operação brasileira seja um sucesso.
Os produtos vendidos no Brasil serão exatamente os mesmos
comercializados em outros países?
A Belcorp fez uma extensiva pesquisa e hoje conhece em
profundidade as principais tendências de consumo no mercado brasileiro. Nós
adaptamos o portfólio de produtos para atender e satisfazer os gostos e
necessidades dos brasileiros. Também estamos complementando o portfólio com
produtos desenvolvidos exclusivamente para os consumidores brasileiros.
Já existe uma estratégia para a montagem do canal de vendas?
Nesse momento, estamos finalizando a estratégia para a
montagem de um robusto canal de vendas. Ainda não contratamos nenhuma gerente
de vendas. E não o faremos até finalizarmos essa estratégia.
A empresa tem planos para fabricar os produtos que vão
abastecer a operação brasileira, no Brasil?
Sim. Nossos planos incluem um mix entre produtos importados
e fabricados localmente.
Qual a expectativa para a participação do Brasil nas vendas
da Belcorp, no médio e no longo prazo?
Esperamos que o Brasil seja um mercado médio para a Belcorp
no médio prazo. E temos grandes expectativas para as nossas operações no país
para o longo prazo.
O Brasil é a última fronteira para a Belcorp na América
Latina. O que a chegada ao país representa para a expansão e futuro do grupo?
O Brasil é um dos mercados mais importantes do mundo e o
maior da América do Sul. Nós acreditamos que a presença no mercado brasileiro
irá contribuir para o nosso crescimento. E, o mais importante, é permitir levar
a mais mulheres uma nova oportunidade de negócios. Esse é o nosso compromisso e
é assim que podemos contribuir para um maior desenvolvimento da região, e esse
é o nosso maior compromisso. Nosso objetivo é solidificar a nossa presença na
América Latina. Todo o foco dos nossos recursos estão direcionados a nossa
entrada no Brasil. Por isso, não definimos nenhum outro novo mercado para a
Belcorp.
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