domingo, 29 de janeiro de 2012

O cosmético no tratamento de doenças. Parte 5.


Dando continuidade na nossa lista de plantas que curam.
Vamos falar de uma, que nunca falta na maioria das casas. E quando falta. Temos logo um parente ou visinho que sabe nos informar onde achar ela plantada ou industrializada.

O Capim-limão.

Também conhecido por capim santo, capim amargo, capim cidreira, belgate, belgata, erva cidreira, chá de estrada, chá de príncipe, chá do gabão, capim cidrão, capim cidrilho, capim cidro, capim de cheiro, citronela, capim cheiroso, capim catinga, patchuli, pachuli, capim marinho, capim membeca, palha de camelo, esquenanto e chá de caxinde ( em Angloa).

É uma planta nativa das regiões tropicais da Ásia (Índia).

Cresce em forma de moita. Formando enormes touceiras de folhas finamente estriadas e com margens cortantes.



É uma planta muito usada na medicina popular.

Suas folhas são utilizadas em infusão. Tendo propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes.

Além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica e estimulante estomacal.

Ainda é muito comum, a confusão entre o capim santo e a citronela.

Por conta do nome científico. Ambos pertencem ao mesmo gênero. Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.

Introduzida no Brasil na época da colônia. Para combater a erosão, à beira das estradas recém abertas.
.

Pode ser usado em banhos aromáticos (preparar sempre o chá forte e nunca colocar a erva direto no banho), e como sache para perfumar tecidos e afastar traças e outros insetos.

Algumas receitas culinárias fazem uso do seu chá como ingrediente.

Devemos tomar alguns cuidados com o uso do chá de capim santo. Se ingerido junto com calmantes, pode aumentar o poder sedativo destes.

Muito utilizada na indústria do cosmético.
Tem seu óleo essencial muito bem aproveitado na produção de perfumes, parafina, óleos, perfume de ambiente, velas aromáticas e muito mais.

Sem falar nas receitas culinárias.

Tanto na indústria de cosméticos, como por pessoas que fazem produtos artesanais.  Este tipo de planta tem tido ótimos resultados.

Eu sei que muitos resultados de pesquisas são demorados.
Principalmente envolvendo plantas.

Mais o que muitos não sabem. É que muitas plantas que servem para melhorar nossa saúde. Podem causar muitos males e até mesmo a morte.

Por isso. Fica uma dica.

Antes de tentar fazer uma receita caseira. Procure a orientação de uma pessoa mais velha, ou um profissional do ramo. Nunca teste nada que não conheça o efeito.
Mesmo nos consultores e vendedores de cosméticos. Temos dúvidas.

Estamos gostando de falar sobre estas plantas incríveis.

Mais ainda em saber que muitas pessoas, não sabiam sobre este assunto.

Se você tem alguma dúvida. De algum produto. Mande para gente.
Breve, estaremos com mais postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, por acessar nosso blog. Espero que tenha gostado.