sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O cosmético no tratamento de doenças. Parte 2




Em uma postagem anterior. Falamos sobre a babosa.
Uma das inúmeras plantas que tem o poder medicinal.

Várias indústrias buscam este milagre natural. E cada vez, mas, cresce o número de produtos a base de ervas, folhas, sementes e raízes.

O que para nos consumidores, é muito bom.

Mesmo estando às empresas. Buscando novas pesquisas e produtos, para melhor nos atender.

É muito comum em vidros de shampoo, condicionador, perfumes e até mesmo em produtos de limpeza. O uso de matéria prima, que até então. Só era encontrada, em determinado produto.

Até mesmo os produtos para pet shop, estão entrando cada vez mais neste mundo natural.

Hoje vamos falar sobre a Erva Doce.

O anis ou erva-doce é uma planta da família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae.
A sua fruta em forma de semente, e é usada em confeitaria e em licor. A fruta consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso.





A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar. Contra mau hálito e como ajudante digestivo. Por destilação, da fruta extrai-se um óleo volátil de anis, o qual é útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis. Principalmente em recém nascidos.
É recomendado para cólicas, colites, flatulência, prisão de ventre e facilita a digestão (combate adispepsia).
Hoje em dia, já encontramos o chá em caixinhas nos supermercados e farmácia.

Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetal. Os caules se parecem com os do aipo na textura e é mais suave no sabor do que os frutos.

Aqui no Brasil, é muito comum o uso da sua semente em bolos.
A população em geral, já compra os produtos industrializados. Não tendo o hábito do plantio e consumo das demais partes da planta.

O anis estrela Chinês também contem anetol.
Mas botanicamente não está relacionado ao anis. Por causa de seu gosto e aroma similar, veio recentemente a ser usado no ocidente como um substituto (barato) do anis em confeitaria e também na produção de licor.





Mais vale a pena lembrar. Por ser uma planta. O seu uso deve ter limitações. Seja ele, do produto industrializado ou do que plantamos em nosso quintal.
Nem todos nos podemos tomar determinados chás. E o uso de produtos a base de erva doce, também tem as suas contra indicações. Seja ele para beber, comer, para limpeza, e ou higiene pessoal.

Vários estudos são feitos todos os anos, e estes estudos trazem os benefícios e os problemas relacionados ao uso. Vale à pena procurar um médico, antes de sair tomando chá de qualquer tipo de erva. Mesmo que seja algo conhecido, como é o caso da erva doce.

Na indústria de cosméticos. Ela é usada na produção de sabonetes, sabonete líquido, shampoo, creme para as mãos e outros produtos.

Os quais têm uma ótima aceitação no mercado dos cosméticos. Seja qual for à empresa fabricante.

Além da produção industrial de produtos fitoterápicos. Um lado do mercado de cosméticos, pouco conhecido e explorado. Tanto pelas empresas, quanto pelos consumidores. Que muitas das vezes, estão tão acostumados com os produtos tradicionais que não abrem a porta para as novidades.

O que de certa forma. Deixa de conhecer um produto que vai trazer muitos benefícios para ele. Tanto na parte da saúde, quanto na parte financeira.
Gostaria de falar mais sobre os produtos. Feitos de erva doce. Mas temos o cuidado de não citar produtos e marcas. Mesmo por que não é o intuito do nosso blog.

Tentamos ver o cosmético, na forma de consumidores. Mesmo tendo o conhecimento de vendedores e consultores. Além disso. Temos que respeitar os nossos colegas, que também vendem cosméticos.

Estaremos postando matérias mais específicas e informativas. Para que vocês, leitos possam conhecer algo mais sobre os produtos que vocês compram.
 Breve. Estaremos com mais postagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, por acessar nosso blog. Espero que tenha gostado.